(99) 98146-3634
Logo Clínica Quality Life

BASES COSMÉTICAS: POUCAS MANOBRAS – MUITOS RESULTADOS

Por: | Data: 07/04/2017 13:44 - Atualizado em 02/01/2018 11:10

Faça uma escolha consciente e trabalhe com segurança para você, profissional de saúde estética, e para o cliente, com resultados mais satisfatórios

Alcançar um bom resultado de um tratamento estético, que seja eficaz e satisfatório para o cliente, depende de vários fatores, entre eles a escolha de um cosmético adequado. Se um profissional trabalha com produtos que possuem bases cosméticas apropriadas ele terá um cosmético trabalhando a seu favor e não precisará de muitas manobras de massagem para que os efeitos sejam visíveis e satisfatórios. Além disso, é comprovado que uma porcentagem relevante de profissionais de saúde estética estão se aposentando precocemente devido à movimentos repetitivos e sobrecarga de esforços. 

O segredo está em utilizar cremes com bases biocompatíveis, que não necessitam de uma grande quantidade de produto para o deslizamento devido à qualidade da base e à dosagem dos ativos na formulação, desde que na concentração indicada.

São eles que proporcionarão o resultado e não a quantidade de manobras e o esforço dispensado em realizá-las. As bases levam esse nome porque são compatíveis com a membrana celular, compostas 100% de óleo vegetal. Esse é um grande diferencial, pois a prática comum do mercado utiliza um misto de óleo vegetal e mineral, ou pior, apenas óleo mineral. E para que haja uma permeação efetiva dos ativos a base não pode ser tamponante, caso que ocorre com a presença do óleo mineral. Produtos com essa substância até rendem manobras de massagens mais extensivas, porém causam malefícios, como risco de toxidade e sensibilização, além de impedirem a ação dos ativos.

Existem na literatura vários artigos que comprovam os malefícios do óleo mineral. Com relação aos riscos para os indivíduos constantemente expostos a essa substância, como os profissionais de saúde estética, foi comprovado que estes possuem uma maior predisposição de apresentarem o anticorpo fator reumatoide positivo, que está relacionado a várias doenças de caráter reumático, e que eles possuem um risco aumentado de desenvolver artrite reumatoide.

Esse risco é ainda maior quando o indivíduo possui um genótipo que favorece esse tipo de predisposição e quando é exposto a outros agentes ambientais (fatores epigenéticos) que induzem artrite reumatoide. Para identificar sua presença em um produto verifique a descrição da formulação dos ingredientes no rótulo. Se constarem as palavras mineral oil, paraffin oil ou paraffinum liquidum (petrolato), o produto terá sua eficácia diminuída, pois contém óleo mineral, agente notadamente tamponante.

Mas, para que a base seja considerada biocompatível, também deve estar livre de outras substâncias nocivas, entre elas os conservantes parabenos, propilenoglicol, parafina e conservantes liberadores de formol, como o DMDM Hidantoin e Imidazolidinil Urea. O propilenoglicol possui grande capacidade alergênica e irritativa, além de ser o responsável por desencadear reações cutâneas como dermatite de contato irritativa, dermatite de contato alérgica, urticária de contato e irritação subjetiva. Os liberadores de formol são outra classe de substâncias prejudiciais, altamente capazes de induzir reações alérgicas, principalmente em trabalhadores constantemente expostos, como na área da saúde estética.



2024 © Clínica Quality Life
Todos os direitos Reservados

Ligue e marque uma consulta

(99) 98146-3634

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.
Desenvolvido por:
c2 tenologia web
1